quinta-feira, 10 de maio de 2018

"PROJETO LER E ESCREVER PARA VIDA": PARA ALUNOS DA EJA DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MARANHÃO EM VICÊNCIA-PE

Dois momentos aconteceram para a apresentação do "Projeto Ler e Escrever para Vida", para alunos da EJA-Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência-PE. No encontro inicial a gestora professora Ceça Mélo e a coordenadora da EJA, professora Neidinha Brito explicaram a metodologia a ser usada no projeto. 
Depois foi a vez de levar ao conhecimento dos alunos. Neidinha, detalhou para todos a importância de Ler e Escrever para Vida. O projeto foi idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar os alunos(jovens e adultos) a adquirir o hábito e o prazer pela leitura e escrita, devido a dificuldade de concentração, raciocínio lógico, exposição do pensamento, tanto na escrita e na exposição oral. 
Alguns pontos das ações:
- Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos,
- Incentivar os alunos às práticas de leitura e escrita, proporcionando uma aprendizagem mais eficiente e significativa,
- Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever.
A coordenadora falou dos motivos para ler todos os dias destacando: estímulo mental, redução do estresse, aumento do conhecimento, desenvolvimento da memória, habilidade de pensamento crítico e escrita. 
Professores e alunos conheceram as etapas a serem realizadas: leitura de contos, poemas e músicas, pesquisas, leitura na sala de aula uma vez por semana sendo por turma, empréstimos de livros semanalmente, cinema na escola, excursões, rodas de leitura e concursos. Além disso serão trabalhados os gêneros: poema, música e conto. 
Na abertura a participação de alunos  com a peça o Espelho e a professora Luzinete da BPMECC-Biblioteca Pública Municipal Estefânia Carneiro na contação de história. No intervalo sorteio de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário