segunda-feira, 6 de novembro de 2017

PROJETO ESPORTE E MOVIMENTO - UMA JANELA PARA O FUTURO, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE VICÊNCIA-PE, BENEFICIA ALUNOS DAS ESCOLAS COMUNIDADE CRISTÃ E LUIZ MARANHÃO

A Secretaria de Educação e Esportes de Vicência-PE, implantou o Projeto Esporte e Movimento-Uma Janela Para o Futuro, à escolas da rede municipal de ensino. Inicialmente estão sendo atendidas a Escola Comunidade Cristã Professora Vânia Jerônimo de Oliveira e Escola Luiz Maranhão. O projeto tem como princípios socioeducativos diversos pilares: Inclusão, Participação, Cooperação, Coeducação e Corresponsabilidade, com finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para a cidadania. 
Com acompanhamento é do  DTEACE- Departamento de Tecnologias Educacionais, Ações Culturais e Esportiva, o qual elaborou o projeto. Sendo destinado para alunos do 1º ao 9º Ano. A iniciativa está atendendo alunos que não estão incluídos no Programa Novo Mais Educação e não tem aula de Educação Física, priorizando os das Séries Iniciais(1º ao 5º Ano). 
Com amplo objetivo, o Projeto Esporte e Movimento-Uma Janela Para o Futuro, destaca a participação do aluno nas atividades corporais com relações construtivas de respeito mútuo, repudiando qualquer atitude de violência, construído a relação de autoconfiança com a participação em eventos esportivos: Jogos Escolares, Festivais Esportivos, Dança, encontro de Artes Maciais, etc. 
Dessa maneira o leque de oportunidade se abre e acontece a descoberta de talentos e o espírito de equipe se fortalece. Outro ponto pode-se enfatizar é o conhecimento cultural na área esportiva, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida e os aspectos de saúde: auto estima, integração social, alimentação saudável e outros. O projeto se torna atrativo devido seu conteúdo e as condições proporcionadas aos participantes:
Jogos Pré-desportivos e Cooperativos.

Jogos Populares – queimado, bola de gude, pula corda,
elástico, amarelinha, etc.

Jogos de Salão - jogo de dama, jogo de dominó e xadrez.

Esporte Coletivo – Futsal, vôlei, handebol, futebol de campo
e basquete.

Esporte Individual- Atletismo e Natação.

Atividades rítmicas expressivas

- Lutas – Capoeira, judô, etc

Ginásticas.

Esportes Adaptados.
O Projeto Esporte e Movimento – Uma Janela para  o Futuro, acontecerá  como uma aula semanal, dentro  do horário  de aula e acompanhado pelo professor da sala.As atividades  podem  e devem  está relacionadas com  os  conteúdos trabalhados pelo professor da turma na sala de aula. Um dos produtos final do projeto é a melhoria  do  desempenho  sócio-educacional  dos estudantes, utilizando o esporte como uma das ferramentas possíveis para diminuir a evasão escolar e contribuindo para o ensino-aprendizagem. Os professores Antonio Eptágoras de Paiva Duarte e Pedro Júnior Pereira Brito monitoram as atividades. Os recursos do projeto são da SME-Secretaria de Educação e Esportes/Prefeitura de Vicência. Crédito das fotos: Prefeito Guiga Nunes e professor Eptágoras Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário