domingo, 25 de setembro de 2016

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MARANHÃO EM VICÊNCIA - PE, VIVENCIA DIA DA ÁRVORE

Alunos do 1º ao 5º Ano da Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência - PE, participaram de aula extra classe sobre a importância da árvore na vida do ser humano e dos animais. A coordenadora das Séries Iniciais, Wandieja Aparecida e os professores  vivenciaram um momento riquíssimo de troca de experiências e conhecimento com os alunos. O encontro aconteceu na Academia das Cidades, próximo a escola.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ALUNOS DO CENTRO SOCIAL EDUCACIONAL ALMIR TAVARES EM VICÊNCIA - PE, VIVENCIAM DIA DA ÁRVORE

A cada data comemorativa a escola se preocupa em torna real o momento a ser vivenciado. No Dia da Árvore, a atividade desenvolvida foi levar os alunos para um ambiente de contato onde a beleza das paisagens e o destaque fosse as árvores. Uma aula da importância na qualidade do ar, dos frutos, moradias para os pássaros e as sombras. Mas também o uso na indústria de móveis e papel. O local visitado foi a residência da professora Nalva Aprígio, com a coordenação da professora Veronice Dionísio, a participação dos funcionários e colaboração da Secretaria de Educação e Esportes cedendo o transporte.

ESCOLA MUNICIPAL ALFREDO GOMES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO POVOADO TRIGUEIROS EM VICÊNCIA - PE, USA METODOLOGIA E FORMA DINÂMICA EM ATIVIDADES


A professora Sueli Jorge e  a coordenadora pedagógica Josina Lino da Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo na Comunidade Quilombola no Povoado Trigueiros em Vicência - PE, usam metodologias e forma dinâmica para trabalhar os descritores de Língua Portuguesa e alcançar melhorias nos resultados da aprendizagem com alunos do 9°ano do Ensino Fundamental.

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MARANHÃO EM VICÊNCIA - PE, PARTICIPARAM DE PALESTRA SOBRE MICROCEFALIA E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

A Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência - PE, proporcionou aos alunos momento de conhecimento sobre Microcefalia e Portadores de Deficiência. A palestra ministrada pela coordenadora do AEE(Atendimento Educacional Especializado), professora Vivian Albertins, atendeu em dois horários pela manhã e tarde, com o público do 1º ao 9º Ano e turmas dos portadores de deficiência. Durante a Semana dos Portadores de Deficiência, foram realizadas várias atividades e apresentadas  nesse encontro. As coordenadoras das Séries Iniciais(Wandieja Aparecida) e das Séries Finais(Cristina Serafim), contribuíram para o evento.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CENTRO SOCIAL EDUCACIONAL ALMIR TAVARES EM VICÊNCIA - PE, MONTOU A SALA DE APOIO PEDAGÓGICO

Com o intuito de auxiliar os professores nas ações cotidianas do fazer pedagógico, bem como contribuir de forma lúdica e significativa com o desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças, o Centro Social Educacional Almir Tavares Pessoa em Vicência - PE, montou a SALA DE APOIO PEDAGÓGICO, na qual foram produzidos diversos materiais voltados para as áreas do conhecimento, com apoio da coordenadora Veronice Dionísio. 

SME DE VICÊNCIA - PE, PARABENIZA A TODOS PELO RESULTADO DO IDEB

O município de Vicência - PE, ultrapassou a meta do IDEB projetada pelo Ministério da Educação. Vicência atingiu 4.0, ficando acima da meta projetada de 3.8. Com esse resultado o município, fica entre os 06(seis) da GRE Mata Norte(2015). " O resultado reflete o investimento da Prefeitura Municipal e da SME-Secretaria de Educação e Esportes. Somos gratos aos gestores e todos os profissionais, alunos e pais pelo empenho e dedicação", comentou a secretaria Cristina Jerônimo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DESFILE CÍVICO NO POVOADO ANGÉLICAS EM VICÊNCIA - PE


Com o tema do Descobrimento a Independência aconteceu no domingo(18) o desfile Cívico Estudantil no Povoado Angélicas em Vicência - PE. A SME-Secretaria de Educação e Esportes através do DGETEC-Departamento de Gestão e Tecnologia organizou o evento com a participação do Centro de Educação Infantil Monte Belo e a Escola Napoleão Xavier de Moraes. Abrindo o desfile Policiais do Gati e Rocam do 2º Batalhão de Nazaré da Mata - PE. Depois o Centro de Educação Infantil Monte Belo, apresentou-se com as balizas, pelotão com as bandeiras do Brasil, Pernambuco, Vicência e da escola. Um pouco de história com homenagens aos índios, o descobrimento e a chegada dos portugueses ao Brasil.
A Escola Napoleão Xavier de Moraes, desfilou com pelotões  dos Concluintes do 9º Ano, As Forças Armadas e destacou seus filhos ilustres que fazem parte do Corpo do Bombeiro, Marinha e Polícia Militar de Pernambuco. Os Símbolos Nacionais, Brasil: Modernização e Conquista e a homenagem ao Sr. Antonio de Araújo Melo foram apresentados na sequência do desfile. Mais um vez a competência e compromisso com a educação prevaleceu para a qualidade do evento.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

DESFILE CÍVICO NO POVOADO TRIGUEIROS NO MUNICÍPIO DE VICÊNCIA - PE

A SME-Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Vicência - PE, realizou no último sábado(17) o Desfile Cívico na Comunidade Quilombola no Povoado Trigueiros com o tema: Do Descobrimento a Independência. Bandas Marciais, Musicais e Fanfarras das escola do município abrilhantaram o evento organizado pelo DGETEC-Departamento de Gestão e Tecnologia. A Escola Alfredo Gomes de Araújo com o trabalho de todos os profissionais, apresentou um desfile com muita criatividade e beleza. 
Os pelotões destacavam  os sub-temas contando um pouco sobre os índios, primeiros habitantes do Brasil e sua contribuição na medicina, gastronomia, agricultura e artesanato. Outros assuntos como as influências portuguesas na formação do povo brasileiro, nomes que o Brasil recebeu, o cangaço no Nordeste, quilombolas do Brasil e símbolos nacionais, foram apresentados no desfile em comemoração aos 25 da unidade escolar. 
A escola prestou homenagem(in-memorian) ao ex-aluno Clebson,  vítima de acidente este ano.
" A mais bonita lágrima é a da saudade dos sonhos e risos que você deixou - Eternas Saudades". 
O prefeito Dr Paulo Tadeu, a Secretária de Educação e Esportes Cristina Jerônimo, o vereador João Milanez e equipe de governo prestigiaram o evento.

domingo, 18 de setembro de 2016

DOMINGO(18) DE DESFILE CÍVICO NO DISTRITO DE ANGÉLICAS EM VICÊNCIA - PE

A SME-Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Vicência - PE, promove neste domingo(18) a partir das 14h30 no Distrito de Angélicas, o Desfile Cívico Estudantil. O evento é organizado pelo DGETEC-Departamento de Gestão e Tecnologia.

sábado, 17 de setembro de 2016

DESFILE CÍVICO NO DISTRITO DE TRIGUEIROS EM VICÊNCIA - PE

A SME-Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Vicência - PE, através do DGETEC-Departamento de Gestão e Tecnologia, promove o Desfile Cívico Estudantil na Comunidade Quilombola no Distrito de Trigueiros, a partir das 14h30.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

II GINCALEITURA FOLCLÓRICA NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MARANHÃO VICÊNCIA - PE

Com objetivo de desenvolver a competência leitora e de pesquisa nos estudantes, bem como, resgatar a riqueza cultural do povo brasileiro, a Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência - PE, promove a II Gincaleitura Folclórica.
- Dia - 14/09
- Início - 08 horas
- Local - Escola Municipal Luiz Maranhão

COMUNIDADE DA VILA MURUPÉ EM VICÊNCIA - PE, PRESTIGIOU O DESFILE CÍVICO

A SME-Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Vicência - PE, iniciou pela Vila Murupé os Desfiles Cívico dos distritos, na manhã deste domingo(11). Apesar da chuva fina, moradores acompanharam as apresentações. Com o tema central: Do Descobrimento a Independência, a Escola Municipal Urbano Ramos de Andrade Lima, que está comemorando seus 50 anos de inaugurada apresentou vários pelotões destacando: Os índios, primeiros habitantes do Brasil, a escravidão no Brasil, contribuição do povo negro, símbolos nacionais, evolução da Bandeira Brasileira e manifestações gráficas de valor histórico para o país. 
Os pelotões foram acompanhados pelas Bandas: Fanfarra Maria José Vieira, Fanfarra Maria das Dores, Marcial e Fanfarra José Rufino e Fanfarra Urbano Ramos, todas de escola da rede municipal de ensino. O prefeito Dr Paulo Tadeu, a Secretária de Educação e Esportes, Cristina Jerônimo, a adjunta Iracema Albertins e equipe da SME, o vereador Irmão Caroca prestigiaram o evento. 
A Guarda Municipal, prestou serviço na organização do trajeto do desfile, orientando as pessoas e condutores de veículos.
Fotos: AQUI!





segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Vicência - PE, atinge a média do IDEB e ultrapassa a projeção de 2015

Diante de muito trabalho na Educação Municipal de Vicência, estamos felizes pela evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB divulgado pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira (08). O resultado  subiu de 3,3  para 4,0  superando sua meta (de  3,8) para o ano de 2015.
Queremos agradecer àqueles que se empenharam para este resultado, pois só com a dedicação e o trabalho de cada um, isso foi possível. Equipe da Secretaria Municipal de Educação, Equipe Gestora, Professores, Profissionais de Serviço e Apoio, Alunos e Família. Enfim, todos e todas que trabalharam e mostraram que é possível avançar e garantir  educação pública com qualidade aos vicencianos.

Graças a todas as estratégias pedagógicas propostas pela SME e abraçada por cada equipe nas Unidades Escolares, através de Formação Continuada para todos Profissionais da  Educação,  Projetos de Intervenção Pedagógica, Projeto Família na Escola, Projeto Ler para Valer, Aulões com foco nos Descritores, Aplicação do SAEVI (Sistema de Avaliação Educacional de Vicência), PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa), Programa Mais Educação  e a Parceria com o Programa Alfabetizar com Sucesso através da GRE Mata Norte. Ações essas, voltadas para a garantia da aprendizagem de cada estudante da nossa Rede Municipal de Ensino que  através das Políticas Públicas de Educação  do Município - PME ( Plano Municipal de Educação) e a autonomia dada pelo Prefeito Dr. Paulo Tadeu à Secretária de Educação, Professora Cristina Jerônimo, de gerenciar com responsabilidade a Educação do Município, alcançando os resultados almejados e ultrapassando a meta projetada.  Esse resultado é fruto do compromisso de todos que fazem a Educação deste Município, que trabalham incansavelmente para que tenhamos dias melhores, com mais dignidade e mais qualidade de vida. Texto - SME

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ESCOLAS DÃO AULA DE HISTÓRIA NO DESFILE CÍVICO EM VICÊNCIA - PE

Organizado pela Secretaria de Educação e Esportes através do DGETEC-Departamento de Gestão e Tecnologia, o Desfile Cívico de Vic~encia - PE, foi uma aula de história, com o tema central: Do Descobrimento a Independência e seus sub-temas. O público que acompanhou deste a concentração das escolas gostou das apresentações e ficou impressionado  com a criatividade com beleza. 
Na abertura a comissão de frente seguida pelos primeiros habitantes do Brasil(Índios) com toda sua cultura e contribuições na agricultura, religião, música , dança, roupas, adereços, artesanato e lendas. Depois a história dos Portugueses ao Brasil com a chegada de Cabral, a primeira missa e a influência portuguesa na formação do povo brasileiro. 
Outro ponto em destaque, foi a Escravidão no Brasil com a contribuição do povo negro em todos os aspectos desde a agricultura a medicina. Os quilombos no país, destacaram a primeira experiência de brasilidade, com ênfase para Zumbi dos Palmares e o Dia Nacional da Consciência Negra. Pelotões davam destaque as Leis: Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea. A importância dos símbolos nacionais foi mostrada com a evolução da Bandeira do Brasil, o Brasão, Selo, suas cores, lema, estrelas e Hino Nacional. 
No processo de Independência do Brasil, a nomeação do príncipe regente, Dia do Fico e o Hino. O Brasil Império teve espaço com o I e II Reinado, a Regência Trina Permanente, Ato Adicional, Regência Una, Cabanagem, Sabinada, Balaiada e a maioridade de D. Pedro II. A República no Brasil e o período da Ditadura Militar encerram o desfile. 
A equipe da Tirocínio-Soluções em Emergência Ltda, desfilou com a turma de Bombeiros Civil e realizaram demonstração de primeiros socorros e segurança. No mesmo grupo a participação de escoteiros mirins. 
Durante o desfile na parte da tarde o vicenciano Hamilton Correia, que faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-23, campeã olímpica na Rio-2016 foi homenageado, recebendo a placa do prefeito Dr Paulo Tadeu. Todas as escolas foram acompanhadas por suas bandas marciais, fanfarras e musicais.

PREFEITURA DE VICÊNCIA - PE E SEDUC HOMENAGEIAM HAMILTON CORREIA

Hamilton Correia com os familiares, prefeito Dr Paulo Tadeu e a Secretária de Educação e Esportes Cristina Jerônimo
Durante as apresentações do Desfile Cívico em Vicência - PE, um momento para homenagear Hamilton Correia, integrante da Comissão Técnica da Seleção Brasileira Sub-23, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos - Rio 2016. A Prefeitura através da SEDUC-Secretaria de Educação e Esportes, entregou uma placa destacando o orgulho do povo vicenciano em ter um jovem de destaque no cenário nacional. Hamilton durante o momento de premiação nos Jogos Olímpicos, surpreendeu a todos mostrando a bandeira do município para o mundo. 
Foto - Hamilton Correia
Imediatamente as redes sociais foram dominadas pela imagem. Nesta quarta-feira(07) no palanque oficial Hamilton, foi recebido pelo prefeito Dr Paulo Tadeu, a Secretária de Educação Cristina Jerônimo, o Pároco Padre Aílton Maciel e demais autoridades. Dr Paulo Tadeu, destacou que é motivo de alegria e orgulho para todos os vicencianos em  receber um jovem batalhador que cresceu profissionalmente através dos estudos com apoio e incentivo da família e que a conquista é fruto de sua dedicação. 
Ayrton Correia(irmão), Hamilton Correia e o
blogueiro Djalma Lopes
"Muito feliz, uma realização profissional e de um sonho pessoal e gratificante. E maravilhoso representar minha cidade mostrando a bandeira. Por onde eu vou, passo a imagem do meu município, estado e região e aos poucos consigo semear. Há um mês atrás estive em casa e pedi para minha mãe a bandeira, pois já estava com esse intuito e confiante na conquista. E quis prestar essa homenagem a cidade onde cresci e tenho todos meus familiares e amigos. Todos que trabalham no entorno da Seleção Brasileira tem um papel importante por isso aconteceu a conquista"disse Hamilton Correia ao blog do Djalma Lopes. 

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

SEDUC DE VICÊNCIA -PE, DIVULGOU AS DATAS E HORÁRIOS DOS DESFILES

A SEDUC-Secretaria de Educação e Esportes de Vicência - PE, divulgou a programação dos Desfiles Cívico no município.

SEDUC DE VICÊNCIA - PE, REALIZOU FORMAÇÃO COM GESTORES

A SEDUC-Secretaria de Educação e Esportes de Vicência - PE, realizou Formação com Gestores das Escolas da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira(01). Na abertura o vídeo para reflexão. 

A Secretária Cristina Jerônimo, coordenou o encontro onde se discutiu: Plano de intervenção, Monitoramento do PME(Plano Municipal de Educação), Par-Plano de Ações Articuladas (Inventários:Secretaria Municipal de Educação e Escolas), Memorial de Gestão, Declaração de Transporte, Desfile Cívico, Prestação de Contas(Contratos-Demissão), Prioridades da Educação, Licença Prêmio, Excursões Pedagógicas e Calendário de Pagamento.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

SEDUC DE VICÊNCIA - PE, NOS PREPARATIVOS PARA O DESFILE CÍVICO ESTUDANTIL EM VICÊNCIA - PE

Reunião com os regentes das bandas
Josuel e Mauricéa
A SEDUC-Secretaria de Educação e Esportes de Vicência - PE, está mobilizada nos preparativos para o desfile cívico na cidade e distritos. A Secretária Cristina Jerônimo, acompanha todos os trabalhos para atender os pedidos das escolas e ver as necessidades para a realização do evento. Na secretaria um espaço foi reservado para a montagem das peças e painéis.

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ MARANHÃO EM VICÊNCIA - PE, VISITAM JARDIM BOTÂNICO E PARQUE DOIS IRMÃOS EM RECIFE - PE

Um passeio educativo com direito a visitar ambientes onde se possa vivenciar atividades diferenciadas no ensino-aprendizagem. Alunos  do 7º ano A e B, da Escola Municipal Luiz Maranhão em Vicência - PE, visitaram o Jardim Botânico e Parque Dois Irmãos em Recife - PE. Acompanhados pela planejadora escolar(Hitalany Rodrigues), coordenadora pedagógica(Cristina Serafim) e a professora da turma Catarina, os alunos deram continuidade a aula de ciências iniciada na escola." O aluno precisa viver essas experiências para associar ao seu conteúdo do cotidiano em sala de aula", comentou a professora Catarina. A SEDUC-Secretaria de Educação e Esportes do município apoia e incentiva essas e outras iniciativas.