sexta-feira, 9 de setembro de 2016

ESCOLAS DÃO AULA DE HISTÓRIA NO DESFILE CÍVICO EM VICÊNCIA - PE

Organizado pela Secretaria de Educação e Esportes através do DGETEC-Departamento de Gestão e Tecnologia, o Desfile Cívico de Vic~encia - PE, foi uma aula de história, com o tema central: Do Descobrimento a Independência e seus sub-temas. O público que acompanhou deste a concentração das escolas gostou das apresentações e ficou impressionado  com a criatividade com beleza. 
Na abertura a comissão de frente seguida pelos primeiros habitantes do Brasil(Índios) com toda sua cultura e contribuições na agricultura, religião, música , dança, roupas, adereços, artesanato e lendas. Depois a história dos Portugueses ao Brasil com a chegada de Cabral, a primeira missa e a influência portuguesa na formação do povo brasileiro. 
Outro ponto em destaque, foi a Escravidão no Brasil com a contribuição do povo negro em todos os aspectos desde a agricultura a medicina. Os quilombos no país, destacaram a primeira experiência de brasilidade, com ênfase para Zumbi dos Palmares e o Dia Nacional da Consciência Negra. Pelotões davam destaque as Leis: Eusébio de Queiroz, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea. A importância dos símbolos nacionais foi mostrada com a evolução da Bandeira do Brasil, o Brasão, Selo, suas cores, lema, estrelas e Hino Nacional. 
No processo de Independência do Brasil, a nomeação do príncipe regente, Dia do Fico e o Hino. O Brasil Império teve espaço com o I e II Reinado, a Regência Trina Permanente, Ato Adicional, Regência Una, Cabanagem, Sabinada, Balaiada e a maioridade de D. Pedro II. A República no Brasil e o período da Ditadura Militar encerram o desfile. 
A equipe da Tirocínio-Soluções em Emergência Ltda, desfilou com a turma de Bombeiros Civil e realizaram demonstração de primeiros socorros e segurança. No mesmo grupo a participação de escoteiros mirins. 
Durante o desfile na parte da tarde o vicenciano Hamilton Correia, que faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-23, campeã olímpica na Rio-2016 foi homenageado, recebendo a placa do prefeito Dr Paulo Tadeu. Todas as escolas foram acompanhadas por suas bandas marciais, fanfarras e musicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário