sábado, 28 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - FINAL DE SEMANA DE FUTEBOL NO JACOZÃO

Três jogos marcam o início do Campeonato de Futebol no município de Vicência - PE, neste final de semana. A abertura acontece hoje(28) a partir das 19h30, com o clássico envolvendo duas equipes da Comunidade Quilombola do Povoado Trigueiros, Escolinha e Náutico. No domingo(01) rodada dupla com as equipes:
- Domingo -  14 horas - Cagabica Júnior  x  União
                                        Esporte(Angélicas)   x   Vicência Farma
O evento é realizado pela Prefeitura de Vicência através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com organização do Departamento de Esportes.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - CARNAVAL DOS ESTUDANTES É ELOGIADO PELOS VEREADORES

Secretária de Educação e Esportes, Cristina Jerônimo,
Prefeito Dr Paulo e a Secretária Adjunta de Educação
 Iracema Albertins
Um dos destaques do Carnaval de Todas as Culturas Ano VII do município de Vicência - PE, o Carnaval dos Estudantes foi bastante elogiado pelos vereadores. Parlamentares que usaram a tribuna nas duas primeiras reuniões ordinárias, destacaram a organização e participação da comunidade escolar, parabenizando a todas as escolas participantes  e o empenho da Secretaria Municipal de Educação e Esportes.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição: Fábio Massalli
Começaram hoje (23) as inscrições para a 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que tem como objetivo estimular o interesse pela área e descobrir talentos. A escola interessada tem até o dia 31 de março para inscrever os alunos pelo site www.obmep.org.br. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 2 de junho.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep 2015 vai premiar 6.500 alunos com medalhas, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 menções honrosas.
Como nos anos anteriores, serão três níveis de participação na olimpíada: alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; do 8º e 9º anos do ensino fundamental; e do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Todos os ganhadores de medalha serão convidados para ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr., que é desenvolvido no ano seguinte ao das provas, em que os participantes recebem uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
São esperados 18 milhões de participantes de 99% dos municípios brasileiros. Material didático, como banco de questões e provas anteriores, está disponível no site da olimpíada. O diretor-geral do Impa, professor César Camacho, diz que o material também é enviado impresso para todas as escolas públicas.
“Nesses dez anos de fato, a olimpíada se consagrou como um projeto não somente importante para selecionar talentos em matemática como também como um instrumento de ensino da matemática que está à mão para os professores que se disponham a utilizá-lo, seja na forma de textos, em vídeos ou em aulas. É um padrão muito eficiente do ensino da matemática”, disse Camacho.
A Obmep também disponibiliza o Portal da Matemática, que estimula o estudante a se interessar pela área. “A consciência geral que temos dessa atividade é que ela vai estimular o estudante, que se sente desafiado por questões interessantes do dia a dia, na forma de problemas de matemática, para os quais ele sabe que existe uma resposta inteligente. Então, é um desafio ao raciocínio. Isso acaba por fisgar o interesse do estudante e também do professor”, acrescentou o diretor-geral do Impa.
Além da competição, da iniciação científica para os vencedores e do portal, a olimpíada oferece atividades como o Programa de Iniciação Científica e Mestrado, os clubes de Matemática, Obmep na Escola - para os professores - , preparação para competições internacionais e polos olímpicos de treinamento intensivo e de preparação para a olimpíada. Há polos nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Salvador, Fortaleza e Parnaíba.

VICÊNCIA - FORMAÇÃO CONTINUADA DO ALFABETIZAR COM SUCESSO DA SEDUC

Equipe do Alfabetizar com Sucesso
Na manhã desta segunda-feira(23) no Auditório da Secretaria Municipal de Educação aconteceu o encontro pedagógico com a coordenação do Programa Alfabetizar com Sucesso. A Formação Continuada  iniciou com a acolhida, dinâmica e considerações . Na pauta a socialização dos resultados do ano de 2014, entrega dos resultados por escola(I e II) e monitoramento. Foram distribuídas as datas para o cadastro inicial das turmas(09/03), entrega da ficha cadastral do professor(09/03), entrega do controle dos livros paradidáticos 2014, materiais pedagógico 2014/2015(distribuição), diagnose 2015, fluxo 2015 e cronograma de formação. Os profissionais discutiram sobre a organização nas turmas dos Cantinhos da Leitura e incentivo no ambiente pedagógico.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES, DIVULGA AS DATAS PARA OS ENCONTROS FAMÍLIA/ESCOLA

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura de Vicência - PE, definiu as datas dos Encontros Família/Escola. 
"Vamos atender o maior número de famílias, para que possamos discutir as nossas ações e convocar a todos para essa parceria importante", falou a Secretária de Educação e Esportes professora Cristina Jerônimo.

Cronograma:
* 19/02 - Creche Casulo Tia Luíza - cidade
* 20/02 - Centro de Educação Infantil Afrânio Samuel - cidade
* 23/02 - Centro de Educacional Social Almir Tavares - cidade
* 24/02 - Juvenato Padre Guedes - cidade
* 25/02 - Escola Comunidade Cristã - cidade
* 26/02 - Escola Luíza Coutinho - cidade
* 27/02 - Escola Municipal Luiz Maranhão - cidade

Povoado de Angélicas
* 26/02 - Centro Infantil Monte Belo
* 27/02 - Escola Municipal Napoleão Xavier

Povoado Borracha

* 25/02 - Centro Infantil Carlos Pessoa Guerra
* 26/02 - Escola Maria de Lourdes
* 27/02 - Escola Municipal José Rufino

Escolas do Campo

* 25/02 - Escola Municipal Jacy Estelita
* 27/02 - Escola Maria José Monteiro

As demais escola realizarão o encontro no dia 27/02, conforme está definido no calendário escolar.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MANTÉM TRADIÇÃO NO CARNAVAL DOS ESTUDANTES, COM ORGANIZAÇÃO E ANIMAÇÃO

Planejar, organizar e executar com qualidade sempre é a preocupação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vicência - PE.
Secretária de Educação, professora Cristina Jerônimo,
prefeito Dr Paulo Tadeu e a Secretária
adjunta de Educação professora Iracema Albertins
" Temos que pensar nos que vamos realizar, para que possamos ter a definição correta atendendo as necessidades de cada evento. Conseguimos mais uma vez discutir com todos os profissionais de educação de como seria o carnaval dos estudantes e convocamos a equipe para se empenhar e agradecemos o apoio do Prefeito Dr Paulo Tadeu e da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos na pessoa de Marcelo Moraes e equipe", falou a Secretária de Educação e Esportes, professora Cristina Jerônimo. A animação tomou conta da classe estudantil e contagiou a comunidade escolar, com a participação da rede municipal, estadual e particular de ensino. A concentração aconteceu na Praça do Fórum e o arrastão com a participação do trio elétrico Status e Orquestra 15 de Novembro que levaram os foliões até o Ginásio de Esportes Amaury Pedrosa para a continuação da festa com a Banda Bicho do Mato.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - DGTEC DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES, NOS AJUSTES FINAIS PARA O CARNAVAL DOS ESTUDANTES

O DGTEC - Departamento de Gestão com Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura de Vicência - PE, trabalha nos ajustes finais das alegorias para a comissão de frente do carnaval dos estudantes, que acontece nesta sexta-feira(13) a partir das 08 horas com concentração na Praça do Fórum. " A nossa preocupação é proporcionar uma festa bem organizada, onde todos possam se divertir em harmonia. O DGTEC se empenha para contribuir com o sucesso dos nossos eventos, além das atividades diárias", destacou a Secretaria de Educação e Esportes, professora Cristina Jerônimo.

VICÊNCIA - CARNAVAL DOS ESTUDANTES


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES, PROMOVE PALESTRA SOBRE O HIV EM PARCERIA COM O NASF

A Escola Municipal Urbano Ramos na Vila Murupé e a Escola Municipal Napoleão Xavier no Povoado Angélicas, terão palestra sobre o HIV nos turnos da manhã, com a participação dos alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental. Em Murupé o encontro acontece na quarta(11) e em Angélicas na quinta(12). A parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e o NASF(Núcleo de Apoio à saúde da Família) é levar o conhecimento através de profissionais qualificados sobre o HIV. 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES REÚNE MOTORISTAS

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura de Vicência – PE, reuniu os motoristas na manhã de hoje(10), para uma avaliação de como serão os trabalhos nesse ano letivo.
A reunião foi coordenada pela Secretária de Educação
 e Esportes, Cristina Jerônimo(óculos) e a adjunta
 Iracema Albertins
“Por atender uma grande demanda de alunos no ensino fundamental, médio e também os universitários, tomamos essa iniciativa de convocar todos os motoristas logo no início do ano, para que possamos atender melhor a comunidade escolar”, citou a Secretária Municipal de Educação e esportes professora Cristina Jerônimo. Os profissionais do volante se sentiram à vontade, ouviram atentamente todas colocações da secretária e depois puderam expor suas dificuldades e sugestões. Entre os assuntos a manutenção dos ônibus, horário e o bom relacionamento tanto com os alunos quantos com os colegas. Cada motorista recebeu uma planilha para controle de roteiro e abastecimento.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Termina prazo para matrícula de selecionados no ProUni

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Graça Adjuto









Os candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (9) para comparecer às instituições de ensino, comprovar as informações prestadas na hora da inscrição e providenciar a matrícula.

Os candidatos devem verificar nas instituições os horários e o local ao qual deve comparecer. Entre os documentos a serem apresentados estão: de identificação, comprovante de residência, comprovante de rendimento e comprovante de conclusão do ensino médio. A lista completa está na pagina do ProUni.
No dia 19 será divulgado o resultado da segunda chamada. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera nos dias 2 e 3 de março.
O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, são ofertadas 213.113 bolsas – 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas são para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
Esta edição recebeu mais de 1,5 milhão de inscrições. Os cursos com o maior número de inscrições foram administração, direito, pedagogia e engenharia civil.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Educadores discutirão alfabetização de crianças em Pernambuco

Do NE10
O Centro de Convenções de Pernambuco recebe entre os dias 24 e 26 de fevereiro, das 9h às 18h, educadores dos 184 municípios do Estado para discutir experiências e dados do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Interessados podem se inscrever no link. 

O PNAIC alterou o modelo de ensino nas escolas públicas e o modo de trabalho dos professores, coordenadores e gestores, que têm a possiblidade de autonomia na construção de sua prática em sala de aula para crianças (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental).

A metodologia do programa baseia-se em princípios e dados de pesquisa que evidenciam que as crianças podem ser alfabetizadas ao mesmo tempo em que participam de eventos e práticas de leitura e escrita contextualizados, dando maior dinâmica ao processo.

Segundo a organização do Seminário Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o programa atinge 15.175 professores alfabetizadores em Pernambuco.

No PNAIC, os professores têm o apoio de educadores, que estão em exercício nas redes municipais que aderiram ao pacto. Em PE, todos aderiram. Os orientadores de estudo têm de ser formados em pedagogia ou licenciatura.


Em 2015, o foco será a interdisciplinaridade na organização do trabalho pedagógico. Quando o ano terminar, os alunos serão submetidos a uma avaliação nacional, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem, para que novas ações possam ser planejadas.

VICÊNCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES, ORGANIZA TRADICIONAL CARNAVAL DOS ESTUDANTES

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura de Vicência - PE, organiza o Tradicional Carnaval dos Estudantes. Todos os alunos do município da redes municipal, estadual e particular de ensino participam do evento com concentração na Praça do Fórum a partir das 08 horas na próxima sexta-feira(13). Em seguida arrastão com trio elétrico e a orquestra 15 de Novembro. No Ginásio de Esportes Amaury Pedrosa Banda Bicho do Mato.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDE

Com um cronograma de reuniões para melhor atender a todos, a Secretaria Municipal de Educação do município de Vicência - PE, reuniu na última semana os diretores, vices e responsáveis das escolas da rede municipal. Na segunda-feira(02) os encontros aconteceram nas escolas com as reuniões administrativas. E nesta terça-feira(03) todos participaram da Formação Continuada em Rede, no Ginásio de Esportes Amaury Pedrosa. No encontro credenciamento, café da manhã, acolhida com o funcionário da secretaria, Josenildo Vicente com mensagens e hinos e formação da mesa com a presença do prefeito Dr Paulo Tadeu, a Secretária Municipal de Educação, Cristina Jerônimo, a Adjunta, Iracema Albertins, a palestrante Aíza Arôxa, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Consuelo, Ana Paula(representando os funcionários da educação), Geuza Araújo(presidente do Conselho do FUNDEB), e Joseli Monteiro(presidente do Conselho Escolar). 
A Secretária de Educação, Cristina Jerônimo, destacou que o encontro tem por base as avaliações institucionais e espera a colaboração de todos os profissionais da educação para que o ano de 2015 seja melhor que o anterior. O tema do encontro destacou o Relacionamento Interpessoal e Administração de Conflitos.
Josenildo Vicente, Secretária Adjunta de Educação, Iracema Albertins, prefeito Dr Paulo Tadeu e a palestrante Aíza Arôxa


terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

VICÊNCIA - AULAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, TEM INÍCIO NESTA QUARTA-FEIRA(04)

Chegou a hora de começar a estudar. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura de Vicência - PE, comunica aos alunos, pais e responsáveis que as aulas nas Escolas Municipais terão início nesta quarta-feira(04). O compromisso da Secretaria é oferecer uma escola cada vez mais acolhedora, fundamentada numa educação que se preocupa não apenas com a formação acadêmica, mas também com a formação humana. Desejamos a todos os profissionais e alunos e comunidade escolar um bom início de ano letivo. Bom trabalho e bastante aprendizado.
Secretaria Municipal de Educação e Esportes!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Adesão à lista de espera de Sisu vai de hoje até 6 de fevereiro

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas


   







Aqueles que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não foram selecionados na primeira opção podem, a partir de hoje (29), aderir à lista de espera. Para isso, o candidato deve acessar o boletim pessoal na página do Sisu e clicar no botão correspondente à participação na lista.
O prazo para que isso seja feito vai até o dia 6 de fevereiro. Os candidatos começarão a ser convocados pelas próprias instituições a partir do dia 11.
O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na primeira edição deste ano, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos em 128 instituições. O sistema registrou quase 2,8 milhões de inscritos.
A lista com os selecionados está disponível na página do programa desde segunda-feira (26). A matrícula da chamada regular pode ser feita a partir de amanhã, até terça (3).

VICÊNCIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA